segunda-feira, 24 de março de 2014

Resenha Livro: "Um Gato de Rua Chamado Bob" (James Bowen)

SINOPSE:
Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).
Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.
Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.
 
O QUE EU ACHEI:
Bem, a primeira coisa que eu tenho a dizer sobre esses livro é: Ele vai fazer muita diferença se você for uma pessoa que gosta de animais e se você gosta de gatos, terá mais significado ainda.
Como eu tenho 3 gatos e sempre fui apaixonada por esses bichinhos desde criança, a história me tocou muito.
O livro tem uma narrativa muito simples, não se trata de um escritor com um grande enredo elaborado, mas sim de um homem que compartilha de sua experiência pessoal de amizade com seu gato. Por isso, os fatos narrados são simples e um tanto corriqueiros. Talvez só façam sentido mesmo pra quem tem ou já teve um animal. Do contrário, pode ser que quem lê ache tudo meio banal.
Mas confesso que mesmo com toda simplicidade, esse livro me tocou em vários aspectos. Apreciei muito conhecer um pouco sobre o programa de reabilitação para dependentes químicos que James fez parte. Acho encorajador e um bom exemplo de reabilitação que nosso governo deveria se inspirar.
Segundo, o livro nos leva a conhecer um pouco sobre a realidade da vida nas ruas. Cruel, mas real.
Terceiro e mais importante: Ver como a amizade de um homem e seu gato se desenvolve de maneira sincera e firme é tocante. Nos momentos de dificuldade que ele e Bob passam, também sofremos um pouco juntos, não tem como não se envolver.
Quarto: O livro traz um ótimo exemplo de como a lealdade felina é possível e real. Para muitas pessoas isso não existe, mas eu acredito firmemente que os gatos tem sentimentos sinceros sobre seus donos. Isso só depende de quem os cria.
Resumindo: Talvez seja um dos livros mais simples que eu já li, mas também um dos mais sinceros. Recomendo a todos que tem e amam animais, especialmente gatos.
Leitura simples e sadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário