domingo, 27 de abril de 2014

Filme "Divergente" (Resenha)

Olá, pessoal! Na última quinta-feira fui ao cinema assistir um filme que eu estava curiosa pra ver: "Divergente".
Eu não li o livro, mas já tinha uma base da história e achei bem interessante, então resolvi conferir.

Sinopse:
Divergente (no original em inglês Divergent) é um filme de ação, ficção científica e suspense estadunidense dirigido por Neil Burger, baseado no livro homónimo de Veronica Roth.
100 anos após diversas guerras terem destruído a sociedade que conhecemos hoje, os governantes criaram uma inovadora forma capaz de trazer uma paz duradora e universal aos habitantes de uma futurísta Chicago (EUA). A sociedade se divide em cinco Facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.
Beatrice Prior cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma Divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Minha Opinião:
Bom, primeiramente quero deixar claro que eu não li os livros, portanto, minha opinião aqui é puramente de espectadora do filme e não de uma super fã da história.
Sei que muita gente que ama essa saga odeia essa comparação, mas achei essa história com muitos pontos semelhantes com "Jogos Vorazes". Podem me odiar por isso, mas é verdade, veja:
*Em ambas as histórias, as protagonistas são mulheres e adolescentes
* Ambas as histórias são distopias
*Ambas as histórias tratam de um governo autoritário, ditador e que faz uso de força militar com violência para impor suas regras
*Ambas as histórias colocam suas protagonistas em posição que causa uma revolta no sistema político
E a pior semelhança de todas (dos filmes):
*Ambos os filmes tem boas histórias, mas como são voltados ao público adolescente, tem a violência minimizada para não chocar e as grandes questões políticas que poderiam causar uma boa reflexão, ficam em segundo plano.
Sinceramente, eu gostei do filme. Achei com um roteiro até razoavelmente bem claro (mesmo para quem não leu os livros), tem boas sequências de ação (boas, não espetaculares), é ágil, é animado. Acho que para o público que espera atingir, está de bom tamanho.
Obviamente, existe um romance no filme (assim como Jogos Vorazes), mas esse fica em segundo plano priorizando mais a ação (uma escolha bem sábia, esse filme não é um romance, apenas tem romance).
Só achei um pouco fraco o papel de Kate Winslet como vilã, acredito que no livro a personagem seja melhor. Mas mesmo ela sendo tão boa atriz, achei a vilã extremamente fraca (só me parece uma executiva metida, não uma ditadora fria, perigosa e sem escrúpulos, como eles querem fazer a gente pensar durante o filme). Aliás, os vilões de "Jogos Vorazes" também me parecem meio infantilizados, não conseguem retratar toda a violência que eles impõem. Essas coisas atrapalham a credibilidade do filme, mas acredito que seja assim para não chocar os adolescentes.
Se vou assistir aos outros dois filmes?
Com certeza, gostei da história. Não é a melhor do mundo, provavelmente será uma saga que daqui há alguns anos estará totalmente esquecida, mas não quer dizer que seja ruim, apenas não causou tanto impacto assim.
É um filme bacana, uma boa diversão sem dúvida. Só peca por perder a oportunidade de causar  grandes reflexões em mentes jovens, mas é bom, se você só quiser se divertir eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário