terça-feira, 10 de junho de 2014

Sonho de Cabelo Perfeito: Loiro, Longo e Liso

Oi pessoal!
Hoje vou compartilhar com vocês a minha incrível saga em busca do cabelo perfeito! (hehe!)
Que fique claro: Esse é o cabelo perfeito pra mim, pra minha cabeça, minha personalidade! Não estou dizendo que os demais não são lindos. Apenas tenho esse como meu favorito, que é o cabelo loiro, longo e liso.
Bem, meu cabelo passou várias modificações ao longo da minha vida. Quando bebê, tinha cabelo cacheado, quando criança tive o cabelo liso, mas bem pesado, e depois na adolescência ele mudou de novo para um cabelo cacheado, ressecado e muito rebelde.
Confesso que essa fase foi complicada, foi quando eu me dei conta que aquele cabelo não era pra mim. Eu o odiava! Me olhava no espelho e quase entrava em desespero. Nessa época eu não conhecia técnicas de hidratação, relaxamento, nada... então era muito difícil tentar dar uma aparência decente pra um cabelo daquele. Veja como era:
2007
A foto mostra um raro dia em que eu tinha conseguido domá-lo, mas não se engane, o cabelo vivia molhado, quando secava ficava muito armado!
Depois, passado um tempo, decidi que os cachos não eram pra mim e comecei alisar utilizando tioglicolato de amônia e prancha a vapor. Aí o cabelo ficou assim:
2009
Melhorou, sem dúvida, mas ainda não era bem o que eu queria. O alisamento era fraco pro meu cabelo indisciplinado, então bastava prender o cabelo pra ele ficar todo marcado, era necessário passar a chapinha de 2 a 3 vezes por dia pra ficar desse jeito porque qualquer vento ou umidade já acabava com o cabelo.
Aí, depois surgiu o sonho do cabelo loiro. Mas que cabelereiro teria a capacidade de clarear fios tão escuros e já alisados?
Resposta: Nenhum!
Maaaas... como quando eu boto uma coisa na cabeça ninguém tira, eu mesma com a ajuda da minha mãe comecei fazer o processo de descoloração em casa. É claro que no começo não ficou nenhuma maravilha, mas foi um começo. Aí ficou assim:
Abril de 2011
Comecei fazer luzes e fui descolorindo mais aos poucos. O resultado disso foi um cabelo poroso, elástico, quase sofrendo um corte químico, além do tom de loiro amarelado.
Foi difícil nessa época, ouvi muita crítica e realmente eu ainda não tinha muita instrução do que fazer. Só misturava água oxigenada de 40 volumes, pó descolorante e tintura e achava que ia dar tudo certo. Não sabia que era necessário matizar o cabelo, reconstruí-lo, trata-lo e hidrata-lo tanto depois de tanto processo químico. O cabelo quebrou muito, por isso não recomendo fazer esse procedimento de descoloração em casa.
Mas... depois eu fui salva por uma cabelereira maravilhosa que alisou meu cabelo com progressiva, reconstruiu os fios e tonalizou o cabelo. Ainda não era a cor que eu queria, mas com certeza, deu mais vida ao cabelo. Ficou assim:

Outubro de 2011
Mas... eu ainda queria mais Ainda achava o cabelo muito escuro, queria um loiro bem claro, bem alegre, que se destacasse na multidão. Minha cabelereira não queria arriscar, tinha medo de danificar tudo de novo, mas como ela sabia que eu era louquinha o suficiente pra querer fazer tudo sozinha, preferiu topar o desafio.
Então, depois de reconstruir os fios, começamos o processo das luzes que foi clareando cada vez mais, até chegar na cor atual.
Sonho alcançado!!!!! Loiro, longo e liso dos sonhos!

Como Trato Meu Cabelo Atualmente
Hoje em dia, faço luzes 2 vezes por ano (na touca) e depois das luzes faço botox capilar para reconstruir os fios, já que a descoloração é muito danosa. Faço o retoque de raiz em casa mesmo com a tintura VitaDerm 12.12 com 10.1 e OX30.
Para sempre manter o cabelo numa cor bonita, utilizo shampoos e máscaras específicas para cabelos loiros que eu já resenhei aqui no blog.
Quanto ao alisamento, faço escova progressiva 4 vezes por ano, uso da marca ZAP. Deixa os fios impecavelmente lisos, não desbota a cor e não tem formol! Recomendo.
Em casa, eu apenas seco o cabelo com o secador depois de lavar (sem precisar ficar escovando, apenas seco) e depois uso a chapinha para modelar, mas só quando vou sair.
Hoje em dia o cabelo tem aspecto saudável, fios alinhados, com balanço, cor viva, hidratados e crescimento saudável.
Não foi fácil, mas alcancei meu objetivo.
Fiz arte, às vezes deu certo, às vezes deu errado, mas hoje recomendo sempre seguir as orientações de um profissional e se possível realizar todos os procedimentos em um salão porque com certeza terá melhor resultado.
Mas o que fica de lição é que todo cabelo tem jeito, basta se dedicar um pouco e ter paciência, porque nem todos os resultados são imediatos. Mas se você se olha no espelho e tem vontade de mudar, tome coragem e mude, não se contente em ficar reclamando e não se importe com críticas porque quem convive todos os dias com a sua imagem é você, então é você que sabe o que é melhor para sua personalidade e seu estilo de vida.
Não me arrependo das mudanças, só me arrependeria se não tentasse.
Que fique de incentivo para outros.
Bjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário