domingo, 11 de janeiro de 2015

Resenha do Livro: Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)

Pois é gente, como eu estou de férias estou numa fase muito cult e aproveitando pra pôr a leitura em dia.
E aí eu aproveitei pra ler esses dias um livro de uma das minhas autoras favoritas da adolescência: Agatha Christie.
Resolvi ler um dos livros mais famosos da autora: Assassinato no Expresso do Oriente.
Esse livro foi um grande sucesso já na época de seu lançamento, inclusive sendo reproduzido em peças de teatro e filme (coisa bem rara pra aquela época).

Sinopse:
Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime
Minha Opinião:
A história é meio surreal. Tem lógica, como todas da autora, mas é surreal em seu desfecho, é muito improvável. Então, interprete-a puramente como uma obra artística.
A autora tem uma forma muito concisa de escrever, vai direto ao ponto sem enrolação, esta é uma característica dela. Então se você quer livros mais objetivos, essa é uma boa opção, pois quando ela apresenta detalhes sobre algo é porque de fato é relevante pra história.
Confesso que nunca tive grande simpatia pelo detetive Hercule Poirot, ele é um personagem inteligente, sem dúvida, mas nada carismático. Essa é uma impressão que eu tenho em todos os livros em que Poirot aparece, ele simplesmente não é uma pessoa muito agradável e vocês sabem o que eu penso sobre protagonistas que não são cativantes... tenho dificuldades pra gostar do livro.
Mas Agatha é uma autora tão incrível que isso de forma alguma compromete o resultado final do livro.
Outro ponto interessante: Os livros de Agatha Christie tem aquela fama de terem finais imprevisíveis que ninguém consegue adivinhar. Acho que essa teoria se concretiza especialmente nesse livro.
Já que como eu disse, o final é um tanto "surreal", eu diria que um pouco absurdo, por que não?
Não vou fazer spoiler porque isso seria um crime com uma obra dessa autora, mas de fato o desfecho é improvável, porém justo (dependendo do ponto de vista, ou seja, não é um final politicamente correto).
Mais um ponto importante: Para as pessoas dessa geração que são fãs de séries como O Mentalista que consegue decifrar crimes principalmente pela análise do perfil psicológico e não necessariamente por provas clínicas mas sim circunstanciais, acho muito interessante que leia as histórias de Hercule Poirot, pois esse é o precursor dos "mentalistas".
O livro é claro, objetivo, mas não é nada óbvio, bom pra gente que gosta de pensar, que quer ter sua mente provocada.
Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário