quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Morro dos Ventos Uivantes- Resenha do filme (2011)

Olá, pessoal!
Só pra informar, esse blog não tem o intuito de falar apenas sobre cosméticos e tratamentos de beleza (embora eu vá fazer muito isso!)
Eu pelo menos acredito, que uma mulher completa se preocupa não só com sua aparência, mas também em ter conteúdo. Então vira e mexe vocês vão me ver falar sobre um livro que eu li, ou um filme que achei interessante.
Beleza e cultura tem que andar lado a lado!
Bem, então vamos lá: Nesse sábado eu assisti uma nova versão do filme "O Morro dos Ventos Uivantes" (feita em 2011).
Até então a versão mais clássica era a de 1993 com a Juliette Binoche e o Ralph Fiennes, aí fizeram essa nova ano passado.
Pra quem não sabe, o filme é baseado num verdadeiro clássico da literatura inglesa, o livro homônimo de Emily Bronte e já foi adaptado para o cinema pelo menos umas 3 vezes por ser uma história muito marcante.

Sinopse: Em meados do século XVIII, na Inglaterra, mora uma família muito rica numa fazenda conhecida como "Morro dos Ventos Uivantes".
O patriarca da família e dono da fazenda certo dia sai e volta trazendo consigo um garoto negro que encontrou abandonado e resolveu levar para casa por caridade cristã.
O garoto é Heathcliff, e logo percebe que não é bem-vindo na casa, exceto por Catherine Earnshaw, a filha caçula da família, uma garota rebelde, de personalidade forte e muito mimada.
Os dois tornam-se muito amigos, e a partir daí surge um grande amor, mas que não resiste às pressões sociais e convenções da época.
Resenha: Bom, quem nunca leu o livro, eu recomendo ler, e se puder ler antes de ver o filme como eu fiz, melhor ainda porque ajuda entender bem a história que fica muito resumida pra caber dentro de um filme.
Eu fiquei um pouquinho decepcionada com alguns aspectos do filme. Eu achei que iam dar menos enfoque a versão pré-adolescente da história e mais enfoque à versão adulta, que é onde se encontra de fato o drama da história.
Também perderam um pouco em mostrar como Heathcliff ficou depois de sua tragédia e como passou a se vingar da família Earnshaw, essa parte é bem significativa na história, na minha opinião.
Outro ponto importantissímo: No filme, Heathcliff é mostrado como um rapaz sofrido e por causa disso, de modos grosseiros, quase anti-social, mas além disso, no livro ele é mostrado como alguém que tem uma personalidade do mal, considerado por alguns, um demônio. Essa parte, não transparece muito no filme.
E muito menos a personalidade chantagista e hipocondríaca de Edgar, marido de Catherine. Detalhes que fazem a diferença!
Outro ponto que não me agradou: Achei que o filme tem algumas cenas muito escuras, mas tão escuras que praticamente não dá pra ver o que tá acontecendo, não gostei =/
Outra coisa: Achei que pra dar mais força ao filme, poderiam ter usado de um narrador pra história, principalmente pras cenas finais do filme, que é onde se mostra o lado mais sombrio de Heathcliff e seu desfecho.
Apesar disso tudo, considero o filme bom. Vale pra entender um pouco mais da história.
Eu não cheguei a ver a versão de 1993 pra poder comparar a essa, então não sei dizer se esta está melhor ou pior, mas acho que vale a pena só pela beleza do clássico.
E só pra avisar, o filme é bem mais pra um drama do que pra um romance mesmo, é meio paradão. Então se você curte histórias mais ágeis ou mesmo bem românticas, escolha outra coisa. A importância desse filme está em seu valor da obra por si só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário