domingo, 17 de agosto de 2014

Como Conservar os Perfumes por Mais Tempo???

Olá, pessoal!!!!
Hoje eu vou falar de uma coisa que interessa a todo mundo (como eu) que coleciona perfumes.
(Pra esclarecer, essa coleção linda aí de cima não é minha, é de um blog lindinho que chama Chiques e Cheirosos, a minha eu já postei aqui pra vocês verem, peguei essa apenas pra dar uma variada...)
Bom, mas vamos ao assunto:
Quando eu comecei a colecionar perfumes, minha intenção inicial não era ter muitas unidades, portanto, não me preocupava muito, mas aí a paixão e o interesse foram aumentando e minha coleção foi crescendo, e de repente me bateu uma preocupação: "Será que dá pra continuar usando perfumes mesmo depois do vencimento da data de validade? Como fazer os perfumes durarem por mais tempo?"
Aí eu comecei ouvir várias ideias malucas como: "Guarde os perfumes dentro da geladeira pra eles durarem mais; Não se preocupe com essa coisa de data, perfume é igual vinho, quanto mais velho melhor", entre outras maluquices...
Pessoal, por favor, mesmo que você more no Nordeste, não caia na besteira de enfiar perfume na geladeira, a baixa temperatura irá alterar a cor e até mesmo o cheiro original do produto, perfume não foi feito para ser refrigerado!!!! Ou você já viu alguma perfumaria que guarda seus lindos frasquinhos num freezer?
Então, o que fazer?
Eu faço todo o possível pra usar meus perfumes dentro do prazo de validade, mas às vezes pela grande quantidade de produtos ou dependendo alguns importados não vem com a data, acaba não sendo possível, aí podemos tomar alguns cuidados para melhor conservação dos nossos cheirosos. Anote as dicas:
1- Perfumes não devem ficar expostos à luz e calor
(nem mesmo luz artificial), portanto, por mais que seja lindo deixar aquele frasquinho fofo do seu perfume na penteadeira, essa não é a melhor forma de conservá-lo. Frasco não é item de decoração! Deixe para decorar apenas com frascos vazios. A luz artificial tende a alterar a cor original do seu perfume e também seu cheiro. Por isso, o melhor é deixa-los dentro de um local fresco sem luminosidade (gaveta ou guarda roupa, por exemplo, de preferência dentro da caixa).

2- Perfumes devem ficar longe de umidade!
Além de luz e calor, umidade também destrói nossos cheirosos. Ou seja, guardar vidrinhos no banheiro também é uma furada! A umidade do ambiente destruirá os perfumes, o ambiente deve ser bem seco. (Repito, guarda roupa é o melhor lugar!)

3- Quando o álcool evapora, o perfume estraga rapidamente!
Sabe o que isso quer dizer? Que aquele seu perfume importado caríssimo tem bem mais chances de estragar do que aquela colônia nacional cheia de álcool que você comprou. Mundo injusto... por que será? Explico: O álcool tem uma função importante nos perfumes: conservar o líquido com aquela consistência e sem adulterar seu cheiro, mas os importados normalmente são EDP (Eau de Parfum), ou seja, tem concentração maior de essência do que as colônias, isso quer dizer que eles tem menos álcool em sua composição. Os EDP's duram por mais tempo na pele porque tem mais essência, mas por terem menos álcool tendem a evaporar e ficar só um óleo concentrado no fundo frasco impossível de usar.

4- Guardar só 1 dedinho de perfume...
Sabe aquele perfume super caro que dá até dó de comprar, ou aquele que já até foi descontinuado e você não acha mais em lugar nenhum? Aí você quer ficar guardando só aquele restinho do perfume porque tem dó que ele acabe (ah, duvido quem nunca fez isso!)
Acontece que o frasco quase no fim, já tem mais espaço vazio dentro do que o líquido precioso, ou seja, há mais oxigênio lá dentro, e a oxidação também faz o perfume estragar. Portanto, pare de ser mão de vaca, acabe de usar o perfume e guarde o frasco de recordação! 

Resumindo...
O melhor seria usar o perfume sempre respeitando o prazo de validade, mas é totalmente normal um perfume durar muitos anos (sim, anos!!!) após a data de validade, principalmente se você tomar esses cuidados citados acima, conheço gente que tem perfumes guardados há mais de 10 anos em perfeito estado. É possível? Com certeza!
Mas influencia o fator cuidado com a conservação, boa qualidade do perfume e um pouquinho de sorte também.

Portanto, fica a dica pra conservar sua coleção por muito mais tempo.
Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário